terça-feira, 18 de março de 2008

A Pergunta de Habacuque A resposta de Deus

A Pergunta de Habacuque
A Resposta de Deus
E a Reação do Profeta

Texto bíblico: Habacuque 3:2 “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos”.

Introdução

A palavra Habacuque, do hebraico “chabhaqquq”, significa: “aquele que abraça”. HABACUQUE foi o profeta que abraçou a causa do Reino de Judá diante de Deus, no afã de livrar os judeus das investidas de Nabucodonozor, rei de Babilônia, o domínio político-militar avassalador da época desse profeta.
O Reino de Judá, nos dias de Habacuque, encontrava-se no fundo do poço. O pecado alastrara-se por toda a nação de Judá.
Jeoaquim reinava com status de impuro, infiel, profano.
Habacuque abraçou uma causa perdida, porque Deus não poupou o Reino de Judá. A Bíblia é clara: O salário do pecado é a morte – Rm 6:23ª. Uma outra causa foi abraçada pelo distinto profeta, uma vez que a nação mostrava-se fria e gélida diante de Deus. Mostrava-se indiferente e pouco interessada naquilo que Judá representava para o mundo: Ali, em Belém, nasceria o Salvador da Humanidade. Sabedor das promessas divinas através de Judá, Habacuque abraçou a causa de um grande avivamento: “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos”.
A Ministério de Habacuque

O livro de Habacuque começa com um diálogo entre o profeta e Adonay. O profeta faz queixas e praticamente implora a Adonay que salve pecadores imundos, profanos, infiéis, frios, gelados, indiferentes e nada interessados na vontade de YHWH para Judá. Ali nasceria o Messias Salvador do Mundo e a eles isso pouco importava. Se não amavam a si mesmos, como amariam o Messias Filho de Deus!!!!!!! Deus mostrou a Habacuque que, ainda que um santo profeta abrace causas de um povo profano, o fim desse povo dificilmente deixará de ser trágico. Sempre haverá um Nabucodonozor para exercer o Juízo do Todo-Poderoso Senhor. Habacuque, na realidade, mais procedeu como um verdadeiro sacerdote do que como profeta de Deus a um povo ingrato, assim como Jeremias, de quem foi contemporâneo.

1. A missão do profeta resumia-se em ir ao povo com uma mensagem da parte de Deus.
2. Por outro lado, somente os sacerdotes iam a Deus conduzindo as necessidades do povo.

Habacuque, entretanto, não o encontramos dirigindo-se ao povo judeu com uma mensagem divina específica, e sim encontramo-lo questionando Adonay sobre a situação caótica, miserável, pecaminosa dos judeus de Jerusalém.
Perplexo, diante da profanação e do esfriamento espiritual dos judeus, Habacuque dirigiu-se a Deus e fez-lhe, de início, uma pergunta em relação ao futuro do povo de Jerusalém. Posteriormente, o Senhor respondeu ao profeta, falando COMO e ONDE puniria o seu povo. Diante do inevitável castigo divino que viria sobre os judeus, Habacuque, então, REAGIU COMO SACERDOTE DIANTE DO TODO-PODEROSO SENHOR.
*A Pergunta do Profeta

Hb.1:1-4. (1) O PESO que viu o profeta Habacuque (2) Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? (3) Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação (A AFLIÇÃO, A OPRESSÃO)? Por Que a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio (4) Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e o juízo sai pervertido.

Habacuque jamais poderia imaginar que sua pergunta dramática traria uma consequência horrível para os judeus....
HÁ PERGUNTAS DE PROFETAS QUE, aos ouvidos de Deus é a última vez que ouvir-se-á falar de atos pecaminosos não punidos dentro dos domínios de Deus. O SENHOR, ENTRETANTO, SEMPRE PREOCUPOU-SE AO OUVIR UM PROFETA SEU.

Habacuque fez uma série de perguntas a Adonay, esperando que o Senhor manifestasse, de imediato, UM MEIO PARA PUNIR OS JUDEUS MAS COM BASE NA GRANDE E INSONDÁVEL MISERICÓRDIA DIVINA.
Nem sempre, profetas, Deus punirá alguém com a misericórdia segundo a nossa visão.
Nem sempre o Todo-poderoso Senhor investe-Se contra o pecador mostrando-Se misericordioso. Nem sempre! Quase sempre Adonay é implacável. Sem misericórdia alguma.

**A Resposta de Deus ao Profeta
Capítulo 2 de Hb

Que tristeza para o profeta, diante da imediata resposta de Deus.
NO Capítulo 2 o Senhor libera uma visão a Habacuque e, de imediato, determina: “Habacuque, escreve a visão”.
Que visão?!!!
A visão do fim de Judá. A visão do resultado do pecado.
NOTA: A visão do futuro de Jerusalém foi tão amedrontante aos olhos do profeta que, o versículo 1 do Capítulo 1 do Livro de Habacuque, revela: PESO que viu o profeta.
A palavra hebraica para o termo peso é: masâ', que significa sentença, julgamento proferido por um juiz.
masâ'é o juízo de Deus sem misericórdia.
masâ' é o juízo de Deus com extrema ira divina.
masâ' é a marcha da santidade e da justiça de Deus contra o pecador.
A SENTENÇA DIVINA: Vou punir Jerusalém!!! Punirei com cativeiro. Punirei com violência. Usarei o ímpio para punir meu povo. Os idólatras de Babilônia arrasarão o meu povo.
O Templo será destruído.
O Culto será extinto.
Os Altares do Templo serão derrubados.
Os Sacerdotes morrerão à espada....
Jerusalém arderá em fogo.
Habacuque abre um rápido parêntese e pergunta: Mas, e o justo, Senhor? O Senhor, prossegue: (2:4) “O JUSTO VIVERÁ DA FÉ”.
O remanescente fiel não sofrerá dano algum .
Os poucos fiéis, mesmo no cativeiro, viverão pela Fé em MIM, disse O SENHOR.

O Senhor termina a resposta a Habacuque, dizendo: <20>. “Habacuque, o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante Dele toda a terra”.

***A Reação do Profeta
Hb. 3:2 “Senhor, ouvi a tua palavra e temi ; Senhor, oh, Senhor, AVIVA A TUA OBRA NO MEIO DOS ANOS”.

Que segredo tão grande há no avivamento espiritual, para que Habacuque acreditasse estar no avivamento a salvação do povo de Deus em Judá?
Que segredo tão grande há no avivamento espiritual, para que Habacuque o invocasse como a única benção divina capaz de libertar os judeus?
OBS.: Habacuque acredita no avivamento como força geradora de arrependimento de pecados...força geradora de perdão...força geradora de paz com Deus...força geradora de dias melhores....
Os profetas sempre acreditaram na força do avivamento...e nós????? O que significa um avivamento espiritual em nossa vida hoje, agora???? Encontraríamos uma motivação nova???? Profeta acredita em avivamento espiritual.
O Profeta Habacuque
Conhecia o Poder do Avivamento

Os profetas, em geral, conheciam a força espiritual do verdadeiro avivamento.
Os profetas conviviam com avivamento espiritual na própria vida diária com Deus.
Os profetas profetizavam porque viviam debaixo do poder espiritual do avivamento.
Os profetas tinham coragem para enfrentar o pecado do povo, exatamente porque eram vidas sempre avivadas pelo Espírito de Deus.

AVIVAMENTO
O verbo hebraico para a palavra avivar, é: hyh e significa "PRESERVAR" ou "MANTER VIVO".
Etimologicamente, significa: PURIFICAR, CORRIGIR e LIVRAR ...
AVIVAMENTO
1) É Força geradora de Poder de Deus.
2) Promove o retorno da Glória de Deus.
3) Crianças e jovens choram diante de Deus. Adultos e velhos choram e glorificam o Senhor. Todos os instrumentístas choram.
Os pecadores se arrependem de seus atos pecaminosos. Os púlpitos das igrejas são inundados de glórias a Deus.
Avivamento já.
Epílogo

DEUS AINDA ESTÁ À PROCURA DE PROFETAS QUE QUEIRAM BRADAR DIANTE DO TRONO: “OH, SENHOR, AVIVA A TUA OBRA HOJE – AGORA”

1) Há um esfriamento espiritual aberto em milhares de templos evangélicos.
2) Em muitos templos evangélicos o púlpito está profanado.
3) Milhares de cristãos estão com fome e com sede da Palavra.
4) Há crentes desmotivados para ORAR, P/LOUVAR, P/INTERCEDER, P/PERDOAR, P/AMAR, P/ESPERAR, P/ANDAR SANTIFICADO, P/EVANGELIZAR....
Está havendo uma reforma perigosa nos meios evangélicos pentecostais. Estamos reformulando A BÍBLIA, O EVANGELHO, OS CULTOS, A PROFECIA, O CASAMENTO, A VIDA MORAL E SOCIAL DE MUITOS MEMBROS, OBREIROS.....Uma reforma literalmente satânica. Só um grande avivamento de fogo espiritual poderá recolocar as Igrejas locais na posição primitiva.
Avivamento já.

Deus somente mudará a história espiritual horrível que estamos enfrentando depois que profetas como Habacuque se levantarem para pedir um grande avivamento nesses últimos anos da Igreja na terra. Anos de podridão espiritual e moral. É necessário um avivamento para levar os valentões e os fofoqueiros às lágrimas.... Milhares de milhares de obreiros estão precisando conhecer o poder das lágrimas diante de Deus. Aleluia!!!!!

OREMOS: Senhor, aviva a
tua obra na minha localidade. Aviva o Pastor, os obreiros, os cantores, os instrumentistas, as crianças.... Amém!

http://www.enom.zip.net/
http://www.vulos.zip.net/
http://www.institutoenom.zip.net/

Um comentário:

O SENHOR TE ABENÇOARÁ disse...

Sou o Pr. Paulo, moro em Salvador/Ba. Fui membro da igreja Batista em Alto lage e encontrei o seu blog, creio que não foi por acaso!

Sou filho de Deusdete da Assembléia de Deus.