sábado, 29 de março de 2008

OS DOIS JARDINS EDÊNICOS

Os Dois Jardins Edênicos

Gn 2:8. Ez.28:13

A palavra HEBRAICA para Éden é ‘êdhên. [simbolizava um estado de comunhão perfeita, não rompida, entre Deus e a sua criatura racional]. Literalmente, significa: “PARAISO”.

1.Do persa Paridaeza = recinto circular [que tem forma de círculo].

2. Do hebraico Pardes.

3. Do grego ПαράδεισοςParádisos.

4. Do latim Paradisu.

Etimologias

1. Lugar de delícias (um lugar delicioso aos olhos de Deus – qualquer lugar delicioso, aos olhos de Deus, é um ‘êdhên ou um paraíso).

2. Céu.

3. Lugar aprazível, delicioso, Éden.

· O primeiro Jardim do Éden situou-se no MONTE DE DEUS. Um Jardim Celestial. Ez.28:13.

· O segundo Jardim do Éden situou-se na terra. Um Jardim terrestre. Gn. 2:8.

· Portanto, não há como negarmos a teologia edênica do Gênesis e do Livro de Ezequiel.

Nota: O primeiro Jardim foi habitação de um anjo (Querubim especial) para Deus. O segundo Jardim foi habitação de um casal especial para Adão e Eva. No primeiro Jardim, Satanás, o Diabo, foi gerado PELO PRÓPRIO ORGULHO. O segundo Jardim, foi profanado por Satanás. Dá-se ao pecado gerado no primeiro Jardim o nome de SOBERBA, ORGULHO. Ao pecado gerado no segundo Jardim dá-se o nome de TRANSGRESSÃO DA LEI DE DEUS [1 Tm.2:14].

Pr Joel Machado

Um comentário:

KÁTIA FRANCO disse...

Diante disso, parece-me que tanto anjos como homens não conseguem lidar com lugar de delícias sem querer sempre mais. Aos anjos (creio que o anjo especial teve seguidores, não sei) foi dada outra oportunidade de reconciliação com Deus assim como aos homens é oportunizado até os dias atuais?