em Tempos
de BabilôniAS?
Ec 3:1ss 9:8
Há crentes que não conseguem manter-se santos nos chamados tempos “bicudos”, difíceis, adversos, complicados. São crentes dependentes de momentos e lugares aprazíveis e que se adequem a eles, pois, caso em contrário, mostram-se desmotivados, incertos, infiéis, deitados, acorcundados, problemáticos, etc. e isso inclui pastores, obreiros, pregadores, ensinadores, esposas de obreiros, dirigentes disso e daquilo..... São pessoas que nunca deveriam ocupar posição de confiança na Casa de Deus, uma vez que mostram-se inaptas diante de quaisquer adversidades até comuns dentro do universo cristão. Jesus, revelou: “no mundo (em todos os segmentos: família, igreja, sociedade) tereis aflições”. São camaleônicos, mudam facilmente a cor de acordo com o tempo, o momento. Ao contrário do camaleão que muda de cor para adaptar-se ao local, tornam-se fugitivos da casa de Deus, das reuniões do círculo-de-oração, dos cultos noturnos, dos dízimos e ofertas, etc. etc., refugiando-se em cavernas, buracos negros, covas, sepulturas, diante de novelas, filmes. São crentes acostumados a ouvir mensagens fracas, vazias, recheadas de promessas de carro novo, casamento, apartamento, dinheiro, ouro, prata, procedentes de pastores e pregadores oba-oba, descompromissados com toda a verdade ou, quem sabe, inimigos da mesma, por possuírem o chamado “telhado-de-vidro”.
de Nabucodonozor
a Belsazar
5 Monarcas
Babilônia, notabilizou-se, em seus dias, como a cidade da moda ou o país da moda. Descaracterizava seus prisioneiros. Desnacionalizava-os. Lavagens cerebrais eram procedidas nesses prisioneiros, os quais eram inseridos na marra dentro da cultura babilônica.
Como continuar crente em Deus dentro de domínios babilônicos?
Como continuar motivado e olhando somente para a Pessoa de Deus?
Babilônia praticamente proibia servir a Deus!!!!!!!!!!
Após o governo do mais famoso monarca babilônico, Nabucodonosor, seu filho Evil Merodaque, assumiu o trono da monarquia do mais destacável império oriental nos anos 606-539aC (a monarquia de Evil Merodaque atinge os anos 568 – 560aC = 8 anos de monarquía). Em seguida, após a era Evil Merodaque, o genro de Nabucodonosor, Neriglissar, assumiu o trono (nos anos 560 – 556aC. = 4 anos de monarquía). Mais tarde, após a era Neriglissar, Nabonid (ou Nabonido) assumiu a Babilônia e, Belzasar, seu filho, manifesta-se associado no governo Nabonid (anos 556 – 539aC = 17 anos de monarquia PAI-FILHO).
Seria possível a um crente ultrapassar esses cinco governos sem decepcionar Deus? Seria possível a um crente em Deus ser 100% fiel dentro desses cinco estágios políticos? Heim!!!!
Nota 1: O indesejável Belsazar, na tarde do último domingo de Novembro, do ano 539aC, após montar o chamado “banquete da morte”, ocasião em que homenageou não somente seus melhores amigos, mas sobretudo as divindades do paganismo babilônico, ousou desafiar o Deus dos judeus e, consequentemente, o Senhor não somente o matou, mas também entregou o Reino Babilônico aos Medos-Persas, ocasião em que os judeus exilados na Babilônia foram anistiados pelos conquistadores da metrópole, retornando, em seguida, ao País de Judá.
Nota 2: O Profeta Daniel foi o único judeu em exílio babilônico a conseguir, de forma santa, ultrapassar incólume as etapas governamentais de Nabucodonozor a Belsazar, penetrando, inclusive, na distinta etapa política do governo dos Medos-Persas com honras de estadista. Mudaram-lhe o nome (BELTESSAZAR = “príncipe de Bel”), mas não conseguiram mudar sua honra e suas santas convicções voltadas para YHWH (DANIEL = YHWH é o meu Juiz). Ec 9:8 “Em ‘todos’ os tempos sejam alvos os teus vestidos, e ‘nunca’ falte o óleo sobre a tua cabeça”.
Em TODOS os tempos: Tempos de emprego e tempos de desemprego; tempos de saúde e tempos de falta de saúde; tempos de celeiros cheios e tempos de celeiros vazios; tempos de amigos e tempos de abandono de amigos; tempos de flores e tempos de espinhos; tempos de vida e tempos de morte; tempos de prestígio e tempos de desprestígio; tempos de Igrejas frias e tempos de Igrejas quentes; tempos de pastores santos e tempos de pastores carnais; tempos de festas e tempos de velórios; tempos de paz e tempos de guerra...
Honremos nossas convicções.
Joguemos fora o rótulo de crentes problemáticos e dependentes do tempo.
Abandonemos os choros carnais.
“Em ‘todos’ os tempos
sejam alvos os teus vestidos,
e ‘nunca’ falte o óleo sobre a tua cabeça”
Pr Joel Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário