quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Primeira Carta de Pedro

A Primeira
Epístola de Pedro


Pedro, do grego Πέτpος,

significa PEDRINHA, SEIXO(S).


Também chamado CEFAS,

do grego KÍFAS – Κήφας

e do aramaico KÊPHAS

(pronuncia-se Kefas),

que significaPEDRA.



Pétros é daquelas pessoas alistadas ao rol dos casos de difícil solução que o Senhor Jesus Cristo solucionou de forma definitiva. Há pessoas que dificilmente dão certo entre os homens, mas, com certeza, dão certo para Deus! Pedro é uma dessas pessoas! Não somente converteu-se literalmente, mas foi ministro do Evangelho de Cristo de forma destacada e santa. Entretanto, antes, caracterizava-se pela grosseria, intolerância, ignorância, estupidez, língua solta, etc. Mesmo fracassando como discípulo de Cristo nos dias do Ministério Público do Senhor, caracterizava-se como crente prático, mas não espiritual. Todavia, é após Pentecostes que encontramos o irmão Pedro espiritual-prático.


O Relacionamento de Πέτpος

Com o Senhor Jesus


Pedro sempre foi amigo bem próximo de Cristo. Alguns exemplos da proximidade existente entre Pedro e Jesus:

Jesus curou sua sogra: Mt.8:14.

Incentivado por Cristo, andou sobre as águas do Mar da Galiléia: Mt.14:28-31.

Ao lado de Tiago e João, testemunhou os fatos da transfiguração de Jesus. Mt.17:1-12.

Foi testemunha ocular da ressurreição da filha de Jairo. Mc.5:37.

No momento da preparação da Páscoa, Pedro e João foram escolhidos e enviados a prepará-la. Lucas 22:7-8.

Entretanto, num dos momentos mais difíceis de sua vida, foi traído pelo medo da morte, ocasião em que negou publicamente o amigo Jesus: Lc 22:54-62. Jesus Cristo, o Filho de Deus, já ressuscitado, foi à sua procura, após a ressurreição: Jo. 21:1-22.


Quadro Histórico de Πέτpος

Segundo a Denominação

Católica Apostólica Romana


O Príncipe dos Apóstolos, Pétros, depois de ter realizado tudo aquilo que os Atos narram em seus primeiros doze capítulos, foi livrado do cárcere e da morte que Herodes lhe havia decretado. Abandonou, então, Jerusalém, e foi para Antioquía onde permaneceu sete anos. No tempo de Cláudio, fundou a Igreja de Roma, transformando-a em sua Sede e da qual foi Bispo por 25 (vinte e cinco) anos conforme reza a tradição. Foi martirizado em 67 (ou 68) no dia 29 de Junho (tradição).

Pregou o Evangelho em Corinto (1 Co), no Ponto, na Galácia, Capadócia, Ásia (província romana) e Bitínia (1 Pd.1:1).

Pedro não possui a cultura de Paulo; mas é o homem prático que sabe dar em poucas palavras uma obra-prima de sabedoria e de edificação.


O Objetivo de Πέτpος

Ao Escrever a Primeira Epístola


Carta escrita especificamente para confortar cristãos peregrinos de Deus na terra [nos dias do ministério de Pedro esses peregrinos encontravam-se dentro do universo asiático, governado pelos romanos]. Vidas dispersas e que estavam sendo bombardeadas pela propagação da apostasia e pelo ódio de nações pagãs, tuteladas pelo Império Romano.


A Posição de Πέτpος na Igreja


Sem dúvida alguma, Pedro trata-se de um dos maiores líderes da Igreja Primitiva. Aliás, a obra de Deus em Atos dos Apóstolos, começa com Pedro e termina com Paulo. Dois pólos de grande relevância na vida da Igreja do Senhor. PEDRO: O homem de Deus escolhido e enviado ao povo da circuncisão. PAULO: O servo do Senhor de igual valor, mas escolhido e enviado aos gentios. A primeira grande conversão de almas na Igreja deu-se através do ministério de Pedro. Manifestou-se como a chave predita por Jesus em Mateus 16:19. JOEL MACHADO

Nenhum comentário: