quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Primeira Epístola de Pedro

NOTA ESPECIAL

SOBRE AS RIQUEZAS

DA GRAÇA NA IGREJA



Termos gregos especiais para riqueza: πλουσίως = “ricamente, abundantemente” – Cl 3:16. 1 Tm 6:17. Tt 3:6. 2 Pd 1:11. Para riquezas espirituais e morais, o termo grego é πλούτου Rm 2:4.

A Igreja do Senhor na localidade precisa saber discernir a fonte das riquezas que a ela se manifestam. Existem as riquezas espirituais (eternas) e as riquezas materiais-humanas (efêmeras). Já no passado os homens de Deus sabiam separar os dois tipos de riquezas. Moisés, por exemplo, candidato maior ao trono egípcio de Faraó, rejeitou as belezas e mordomias do trono, optando por um gozo eterno, mesmo sabendo que esse gozo eterno seria marcado por dores e sofrimentos junto ao povo de Deus. Hb.11:24-25.


1) As Riquezas Terrenas. São marcadas pela fama, status, prestígio, crescimento socio-econômico, matérias em grande volume, etc. etc. Entretanto, não podem satisfazer os profundos anseios da alma e do espírito. Compra-se dentes de ouro e até mesmo sorrisos, mas não têm recursos próprios para comprar a alegria da bem-aventurança. Compra-se casas e mansões na terra, mas não é possível comprar tabernáculos eternos. Compra-se os melhores médicos e os melhores hospitais, mas não há como comprar a cura da alma e do espírito. Compra-se os melhores planos funerários, os melhores jazigos nos mais aprazíveis cemitérios, mas, jamais a riqueza comprará a vida eterna. Compra-se “amigos” dos mais altos escalões da vida social, política, mas jamais a riqueza comprará o melhor amigo do homem, Jesus.

As riquezas terrenas são limitadas e passageiras. Têm dia marcado para cessar seus benefícios.


2) As Riquezas Espirituais. São as únicas riquezas duradouras e que satisfazem total e plenamente o homem, pois têm a faculdade de preencher todas as necessidades da alma e do espírito. As riquezas materiais são corroídas pelas traças; as espirituais, jamais. São eternas, intocáveis, santas, eternamente valorizadas. Segundo a Bíblia, a Graça do Senhor libera três tipos de riquezas:

As Riquezas de Deus, O Pai. As riquezas de Deus sub-dividem-se em três elementos disponíveis no Céu e na terra:

Bençãos (as duas maiores benções de Deus doadas a Seus filhos: O Filho Eterno e o Espírito Santo). As demais outras bençãos são consequências dessas duas bênçãos aqui citadas.

Promessas.

Privilégios.


3) As Riquezas de Jesus Cristo, O Filho. São inúmeras as riquezas de Jesus disponíveis aos filhos de Deus. As duas maiores riquezas do Filho aos filhos do Eterno são:

I. O Perdão dos pecados.

II. O Acesso à Vida Eterna.


4) As Riquezas do Espírito Santo. Todas as graças divinas disponíveis na Igreja Local são administradas, gerenciadas pelo Espírito do Senhor, além dos Dons Espirituais. ENFIM, o crente vive dentro de um cofre onde encontram-se os maiores e únicos tesouros verdadeiramente tesouros.

Nenhum comentário: